quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Revolução Farroupilha


Representação dos conflitos entre os farrapos e as tropas imperiais.


A revolução farroupilha durou 10 anos, em 1835 a 1845, e ocorreu no Rio Grande Do Sul e Santa Catarina .A guerra farroupilha ocorreu pelos altos impostos cobrados ao comercio.

Em 20 de setembro de 1835, os rio-grandenses, conhecido como farroupilhas , rebelaram-se e, comandados por Bento Gonçalves, conquistaram Porto Alegre, obrigando o presidente da provincia a fugir.

No ano seguinte os farroupilhas proclamaram a República Rio-Grandenses, com sede na vila de Pirantini.

Em 1839, os farroupilhas conquistaram Laguna, em Santa Catariana, e lá proclamaram a República Juliana. A conquista de Santa Catarina foi liderada pelo General Davi Canabarro e por Giuseppe Garibaldi.

Garibaldi surpreendeu as forças do governo que protegiam o litoral de Santa Catarina. Como os portos rio-grandenses estavam ocupados por navios da frota imperial, Garibaldi fez transporta seus navios por terro sobre carretas tocadas por bois de Porto Alegre até Laguna, em Santa Cartarina.

Em 1842, o governo central mandou para o Sul 12 mil soldados comandados por Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias. Os soldados ocuparam os principais ponto onde os farroupilhas se abasteciam de cavalos, armas e munições. Ao mesmo tempo, Caxias ofereceu aos farroupilhas um acordo que atendia ás suas principais exigências. Mas o acordo definido, conhecido como''paz honrosa", só foi assasinado em 1845.

Por esse acordo, os gaúchos poderiam escolher seu presidente de província; os comandantes farroupilhas passariam para o exército brasileiro com os mesmos postos que ocupavam nas tropas rebeldes, o governo libertaria os escravos que lutaram nas tropas farroupilhas, o charque estrangeiro passaria a pagar 25% a mais de impostos. Em troca dessas vantagens, os rebeldes manteriam o Sul integrado ao Império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário