O modo de falar do brasileiro
Alfredina Nery
Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenómenos.
1) Em sociedades complexas convivem variedades linguísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita;
2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;
3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros, são as gírias.
Assim, além do português padrão, há outras variedades de usos da língua cujos traços mais comuns podem ser evidenciados abaixo.
Fonte:http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u60.jhtm
Opinião do Grupo
A opinião do grupo fica por conta do assunto , nós aqui na bahia temos vários tipos de gírias e variações liguísticas, basta sair na rua e você ouvi um: oxente, e aí parceiro, colé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário